Estava fazendo resenhas sobre filmes antigos e pra falar a verdade fiz sobre mais dois filmes, mas esse, Wall-E é um filme que merece destaque e merecia o seu espaço aqui!
Me arrependo de ter desmerecido esse filme e não tê-lo assistido assim que foi lançado e olha que eu nem sou um daqueles que tem pré conceitos com filmes de animação e achar eles infantis, eu geralmente gosto desses filmes, chorei muito assistindo Toy Story 3, me fez retornar a infância e é impossível não se emocionar com UP! nos primeiros oito minutos com aquele romance e com o desenvolver da história, a relação entre os dois personagens...
Wall-E é um filme sobre amor, é um romance, Wall-E é muito carismático e expressivo provavelmente de propósito os olhos dele foram desenhados para que associássemos a ele expressões de olhos humanos e isso tornam nítidas as emoções dele.
O robozinho Wall-E é o último de seu modelo, não foram dados muitos detalhes, mas ele e seus co-workers tinham como missão limpar o planeta Terra afim de torná-lo habitável novamente, sim, o planeta já não é habitável no ano em que se passa o filme (cerca de 700 anos no futuro), o planeta está coberto por pilhas de lixo e Wall-E vive sozinho no planeta, quer dizer, sozinho não, ele tem como companheira uma baratinha! Extremamente obediente por sinal... Wall-E vive em uma casinha onde coleta vários itens que considera curioso, apaixonado por música, provavelmente adquiriu a paixão ao assistir um antigo musical que ele assistia incansavelmente todos os dias.
![]() |
Wall-E e Eva |
A vida pacata e repetitiva de Wall-E muda quando chega a Terra uma robô chama Eva, foi amor a primeira vista através dos conflitos ocorridos no inicio, Wall-E não deixava de segui-la, sempre atrás de Eva visando conquistá-la, acontece que Eva veio a Terra com uma missão! Ela buscava encontrar provas de que o planeta Terra tinha voltado a ser capaz de sustentar vida e o Wall-E em uma de suas limpezas encontrou uma pequena plantinha e graças a sua mania de guardar as coisas possibilitou que Eva encontrasse uma prova de que existia vida na Terra assim que Eva encontra a plantinha ela se desliga até que chega sua nave, importante ressaltar que essa nave demorou a chegar e Wall-E cuidou de Eva com muito carinho até que ela chegasse e quando chega a nave pega Eva e coloca-a para dentro, ele não pensa duas vezes em seguir sua amada e é nesse momento que o filme começa a surpreender com sua crítica, o destino da nave era como se fosse uma Arca de Noé flutuante, onde os humanos sobreviviam a mais de 700 anos!
Muito curiosa a seguinte imagem que mostra todos os capitães dessa "nave mãe", veja a diferença:
![]() |
Clique para ampliar |
As pessoas dessa nave, viviam de maneira extremamente sedentária em um modo automático, nem andar elas andavam, flutuavam em suas cadeiras, pessoas andavam (ou flutuavam?) lado a lado e se comunicavam por meio dos computadores, isso te lembra de algo?
O filme faz uma crítica a maneira que levamos a nossa vida, mostra um possível futuro e também mostra que possível impedir, que somos donos de nosso futuro.
Nessa tal nave a vida era controlada pelas maquinas, elas ditavam como deveria ser a vida das pessoas e quando as maquinas descobriram que tinha sido encontrada vida na Terra organizaram uma espécie de motim, onde queriam impedir que os humanos retornassem ao seu planeta natal e ai tem toda aquela ação e drama...
O que fica é a reflexão que os filmes nos traz, até quando permitiremos que a tecnologia dite nossa vida?
Até que ponto nos tornaremos dependentes das facilidades tecnológicas e deixaremos que a preguiça fale mais alto?
Ao assistir o filme é impossível não temer esse domínio da tecnologia, mas é muito legal ver os humanos tendo o seu reencontro com o planeta Terra e a sua felicidade ao poder plantar, eles trazendo de volta as cores ao planeta é emocionante.
Eu poderia ficar aqui até amanhã e mesmo assim não conseguiria dizer tudo o que gostei no filme! Ele não tem nada ruim, é um filme ótimo e além de tudo com uma mensagem...
Extremamente recomendado para todas as pessoas, se não assistiu vá correndo assistir, alugue, baixe, compre, não importa como, o que importa é que assista!