#CineMofo - Vertigo

Pretendo passar a assistir mais filmes antigos e quem sabe fazer postagens sobre esses filmes, por isso escrevo esse post para meio que explicar isso.



Eu decidi começar a assistir filmes mais antigos para ver qual era a desse pessoal que sempre falava sobre eles, eu achava que eram saudosistas metido a intelectuais e decidi assistir Vertigo, Um Corpo Que Cai o titulo no Brasil, queria ver se realmente era tudo tão bom como sempre dizem, o filme é do muito comentado Alfred Hichcock que é tido para muitos como o rei do suspense.

Logo no inicio me senti muito frustrado e entendiado o ritmo do filme me decepcionou bastante, é um filme para pessoas pacientes, talvez não seja algo para as pessoas de minha geração, uma geração mais elétrica, geração da tecnologia onde tudo está as mãos e as coisas acontecem de uma maneira muito rápida, a geração da ansiedade, acho que pode-se chamar assim.


Acho meio sem sentido como o tempo e os fatos eram mostrados, muito tempo mostrando John (James Stewart) seguindo Madeleine (Kim Novak) e pouco tempo para o desenvolver o romance, foi basicamente de "Oi" para "Eu não consigo viver sem você" .

Aliás, antes de voltar a falar do filme, gostaria de falar sobre algo que muito me agradou nesse filme, que é a fotografia, vejam só:

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Acho que é por ter sido recolorido, o filme é de 1958, mas eu achei muito bonito! Fora as transições de cenas e alguns efeitos especiais que para a época devem ter dado um grande trabalho.
Agora, voltando...

Quando eu estava prestes a desistir do filme, ele me surpreendeu, mas não me conquistou! É um filme bom, a trama foi muito bem construída, você realmente se surpreende pode ter servido de inspiração pra muitos outros produtores, diretores, atores mas não acho que possa ser chamada de obra prima.
Para muitos dos metidos a entusiastas eu devo estar ofendendo, mas o filme teve uma linha de tempo muito mal aproveitada, duas horas de filme, deveria mostrar mais sobre John, sobre o seu trabalho de detetive, sobre a aproximação de John e Madeleine ou Judy spoiler escondido, assista e entenda haha mas isso não aconteceu.
Enfim, apesar de tudo isso é um filme bom e que vale a pena ser assistido, mas nada que justifique a paixão pelos filmes antigos e todos os elogios, talvez seja gosto pessoal, deve servir muito bem para pessoas com mais paciência, talvez eu volte a assistir com mais calma esse mesmo filme, mas por enquanto verei outros filmes, fica a sugestão para quem gosta de filmes e tem paciência, mas se você quer assistir pelos elogios e criticas que lê ou ouve de terceiros, provavelmente terá uma decepção.