Estou treinando para ser ambidestro...

E não, não é simplesmente falta do que fazer! Eu quero ter habilidades iguais com os dois lados do corpo.
Para quem não sabe o que é ambidestria, segue a definição segundo a Wikipédia:


Ambidestria é a capacidade de se ser igualmente habilidoso com ambas as mãos direita e esquerda (ou, de forma mais limitada, com ambos os pés). A palavra "ambidestro" tem origem no Latim: ambi significa "ambos" e dext significa "certo".
Aliás, cabe aqui uma curiosidade, compartilho do mesmo pensamento de Aluísio de Azevedo aquele que escreveu O Cortiço, que você provavelmente foi obrigado a ler na escola, ele se recusava a desperdiçar um membro útil e treinava diariamente para desenvolver a habilidade.
Para a maioria das pessoas isso deve parecer loucura, mas além do que já foi citado, a ambidestria ainda melhora a postura! Repare em você, caso seja destro provavelmente tem o ombro direito mais baixo que o esquerdo, o contrário caso for canhoto. Gisele Bündchen, se não estou muito enganado, teve que fazer uma espécie de treinamento para ser ambidestra pois ela colocava mais peso no corpo de um lado que do outro ao desfilar, o que fazia a postura dela ser meio "estranha" nas passarelas, não sei se é algo pelo o que todas as modelos passam, mas fica ai a curiosidade...

Mas e ai, como ser ambidestro?


Tudo se consegue com persistência, aplicando exercícios a rotina é possível aprender, antes de tudo crie metas e tenha paciência, metas pois sem uma meta nada concreto é alcançado e paciência para não desistir caso não alcance suas metas. Seguem algumas dicas:

  1. Volte a ser criança. Comece a escrever com sua “nova mão”. Uma coisa é muito importante, assim como nossas professoras e mães foram pacientes quando aprendemos a escrever pela primeira vez, é importante nos darmos tempo suficiente nesta segunda.
  2. Mude as coisas de lugar. Além do lápis, passe o mouse do seu computador, a escova de dentes, o garfo, o violão e tudo quanto for possível para a mão a ser treinada.
  3.  Exercícios concentrados. Na academia sempre nos dizem para fazer os exercícios “concentrados”. Eles se referem a fazer as repetições com calma e aplicando a mesma força com os dois lados do corpo. Isto vai fortalecer os braços e as pernas em equilíbrio, além de realinhar nossos ombros.
  4. Malabarismo. Isto é realemente muito divertido e ajuda bastante. Pegue três bolas (servem três limões grandres) e treine primeiro a mão não dominante com apenas uma bola. Depois, com duas bolas e apenas uma mão. Por último, o exercício com duas bolas mas reversando entre as mãos. Se conseguir fazer com mais, grave e coloque o link do vídeo nos comentários porque eu quero ver!
  5. Exercícios de coordenação motora. Existem também alguns outros exercícios de coordenação motora, além do malabarismo, como escrever com as duas mãos ao mesmo tempo para que uma “ensine” a outra, dançar, jogar video-game, enfim, tudo que exija que não nos limitemos a apenas um lado e crie novas conexões em nossos cérebros. Quanto mais coisas nos treinarmos para fazer, melhor o controle que teremos sobre nosso lado não dominante.